Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Leading Case: cobrança de icms na operação interestadual pelo estado destino

Publicado por Roselaine Rocha
há 4 anos

O STF finalizou julgamento do recurso RE 748.543, tema 689, com repercussão geral, que trata sobre a cobrança de icms na operação interestadual, destinada a consumidor final para emprego no processo industrial.

Sob a Relatoria do Ministro Marco Aurélio, a discussão pairava sobre a possibilidade do estado remetente da energia estabelecer cobrança de icms na venda para estado destino.

O Relator votou no sentido de que o estado remetente pudesse tributar a venda, apesar do parecer contrário do Ministério Público. Contudo,venceu a maioria dos votos liderada pelo Ministro Alexandre de Moraes firmando a seguinte tese:“Segundo o artigo 155, § 2º, X, b, da CF/1988, cabe ao Estado de destino, em sua totalidade, o ICMS sobre a operação interestadual de fornecimento de energia elétrica a consumidor final, para emprego em processo de industrialização, não podendo o Estado de origem cobrar o referido imposto".

Cabe esclarecer, que as indútrias podem se creditar do icms da conta de energia elétrica, referente ao percentual utilizado no processo produtivo, conforme laudo especializado que define o quantum.



  • Sobre o autorAdvogada.Especialista em Direito Tributário, Empresarial e Mercado do Carbono
  • Publicações44
  • Seguidores19
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações97
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/leading-case-cobranca-de-icms-na-operacao-interestadual-pelo-estado-destino/938160896

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)