Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Agronegócio: incidência de IPI e IRPJ no Café Cru em grão

Publicado por Roselaine Rocha
há 4 anos

No último dia 28 de agosto, a Receita Federal do Brasil publicou a SOLUÇÃO DE CONSULTA DISIT/SRRF02 Nº 2017, DE 02 DE AGOSTO DE 2020. Publicado (a) no DOU de 28/08/2020, seção 1, página 303), que trata sobre o processo de pesagem, limpeza e seleção do café cru em grão e o gerador do IPI.

Por entender, que as referidas atividades não preenchem os requisitos da lei 7.212, Art. (RIPI), a decisão foi de que não há incidência do ipi.

A Receita Federal justificou, que as atividades de amostragem, pesagem, limpeza e seleção (densimétrica e eletrônica) do café cru em grão não são consideradas industrialização, já que não alteram, em nenhum aspecto, o funcionamento, a utilização, o acabamento ou a aparência do produto original.

Essa decisão está vinculada a SOLUÇÃO DE CONSULTA VINCULADA À SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT - N 183, DE 22 DE JULHO DE 2015, que analisou sobre a tributação do IRPJ na referida operação.

Faz, mister, dizer que esses pareceres da Receita Federal do Brasil,vinculam a tributação do contribuinte e servem como base para o Judiciário decidir num eventual processo tributário.

  • Sobre o autorAdvogada.Especialista em Direito Tributário, Empresarial e Mercado do Carbono
  • Publicações44
  • Seguidores19
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações175
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agronegocio-incidencia-de-ipi-e-irpj-no-cafe-cru-em-grao/919893291

Informações relacionadas

Notíciashá 13 anos

GOVERNO PODE PÔR FIM A PIS/COFINS PARA CAFÉ

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)