Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

As divergentes decisões do STJ sobre os créditos monofásicos de PIS e Cofins

Publicado por Roselaine Rocha
há 4 anos

Os julgamentos da primeira e segunda turma do STJ,sobre o crédito de PIS e Cofins de incidência monofásica, estão numa discussão intensa!

O impasse sobre esse tema está justamente no fato de que a primeira turma diz que pode se creditar e a segunda diz que não.

O entendimento de ambas divergente está gerando muitas dúvidas. É um desafio, numa época de muita incerteza para os empresários.

Ao analisarmos os acórdãos dos julgados REsp. 1.861.190 e o Resp.1.221.673 percebemos interpretação dos mesmos argumentos de forma diversa: o primeiro acórdão entende que se aplica o art. 17 da lei 11.033/2004 , sob o argumento de que o sistema monofásico constitui técnica de incidência e o fato de um elo da cadeia recolher pelos demais, não é obstáculo para creditamento dos valores das aquisições feitas pelos outros integrantes.

Já no segundo acórdão, a segunda turma entendeu que a técnica de creditamento monofásica é incompatível, pois não há cumulatividade a ser evitada.

Essa instabilidade de decisões geram uma insegurança, para os setores como auto peças, higiene.

Por outro lado,se pacificada esse assunto no STJ a favor dos contribuintes, será possível pedir restituição dos últimos 5anos, gerando impacto financeiro para aquele contribuinte que não pode se creditar de tais valores. #direitotributário #leis#pisecofins#advocaciatributária#julgamentosimportantes

  • Sobre o autorAdvogada.Especialista em Direito Tributário, Empresarial e Mercado do Carbono
  • Publicações44
  • Seguidores19
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações128
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/as-divergentes-decisoes-do-stj-sobre-os-creditos-monofasicos-de-pis-e-cofins/883497145

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)