Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Bitcoin e a sua tributação pessoas físicas e jurídicas

Publicado por Roselaine Rocha
há 3 anos

Muitas pessoas devem se perguntar: o bitcoin tributa ou não tributa? A resposta para essa pergunta: é sim.

Muito embora, ainda não possua lei específica sobre o tema , a Receita Federal do Brasil (RFB) instrui os contribuintes a declararem a criptomoeda, uma vez que ela equiparou a ativos financeiros e como tal devem ser declarados, conforme a operação e o tipo de contribuinte, seja pessoa física, seja jurídica. Os percentuais das alíquotas variam entre 15% a 22,5%.

Para pessoas físicas, na alienação deverá ser tributada como ganho de capital à aliquota de 15%, se o total alienado superar o total de R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais) porém a tributação obedecerá alíquotas progressiva, segundo o art. 128 24 do Decreto 9.580/1999, combinado com o art. 21 da Lei 9.981/1995 (com redação dada pela Lei 13.259/2016).

Já ,no caso da pessoa jurídica a sistemática é a mesma da física, entendida como ganho de capital há de se obeservar o regime de tributação que utiliza, tendo em vista que estas poderam utilizar como formas de tributação o Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

No lucro real, tributa-se o Bitcoin na venda, calcula-se o ganho desta alienação para a posterior apuração do lucro tributável, nos termos do art. 222 do novo Regulamento do Imposto de Renda .

Para o lucro presumido, tributa-se como ganho de capital, segundo o art. 25, § 1º, da Lei 9.430/1996, sendo que o ganho de capital também corresponderá à diferença entre o valor de alienação e o valor contábil.

Por fim, para as empresas do simples nacional, a venda é considerada como ganho de capital e o recolhimento se dá separadamente, a base de cálculo é a diferença entre o valor de venda e o valor pelo qual o Bitcoin fora adquirido; e a alíquota é de 15%.

Cabe ressaltar, que há milhões de brasileiros que fazem diariamente operações com bitcoin e têm dúvidas de como declarar. Então, vale a pena atentar para essas regrinhas.

  • Sobre o autorAdvogada.Especialista em Direito Tributário, Empresarial e Mercado do Carbono
  • Publicações44
  • Seguidores19
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2527
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bitcoin-e-a-sua-tributacao-pessoas-fisicas-e-juridicas/1137733124

Informações relacionadas

Artigoshá 10 meses

Bitcoin e seus Aspectos Tributários no Brasil

Brendow Carvalho, Advogado
Artigoshá 4 anos

Tributação de Criptomoedas.

Leonardo Herbert, Advogado
Artigoshá 4 anos

A tributação do serviço de Streaming no Brasil

Miguel Tadeu Bertanha de Abreu, Advogado
Artigoshá 6 anos

Quais Tributos Incidem nas Operações com Criptomoedas? Veja na lista abaixo!

Nisia Seabra, Advogado
Artigosano passado

Tributação em criptomoedas (bitcoin) no Brasil

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A perguta que fica é: Futuramente o BitCoin será (e já é) utilizado como moeda para pagamento de produtos e serviços. Então, como fica isso? Vou à padaria comprar pão e tenho que declarar imposto de renda? Não faz sentido. Sei que o rombo no teto de gastos está exigindo "meter a mão" mais fundo no bolso do contribuinte, mas isso acaba inviabilizando o uso da criptomoeda (com já era de se esperar, vindo desse governo). Lembrando que, o comerciante já recolheu diversos impostos embutidos na matéria prima para a fabricação do pão, na emissão de NF de venda do produto, na conta do fornecimento de energia elétrica, na conta do gás, da água...

Ir à padaria = Dupla tributação.
Vergonha deste país. continuar lendo