Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Exclusão do Refis: necessidade ou não de notificação

Publicado por Roselaine Rocha
há 4 anos

Finalizado o julgamento do RE 669.196, pelo STF sobre a necessidade ou não de notificação ao contribuinte, an última semana.

O leading case, sob a relatoria do Ministro Dias Toffoli, com repercussão geral, abordou a inconstitucionalidade do artigo 1º da Resolução CG/Refis 20/2001, que eliminou a notificação da pessoa jurídica optante do refinanciamento, ato anterior a exclusão.

A respectiva normativa, alterou a redação da resolução em seus artigos de 3º ao 7º que determinava a notificação prévia do contribuinte antes da exclusão do Refis, tendo o prazo de 15 dias para manifestação.

Por unanimidade, foi considerada inconstitucional a exclusão do contribuinte sem a notificação com a seguinte tese: "É inconstitucional o art. 1º da Resolução CG/Refis nº 20/2001, no que suprimiu a notificação da pessoa jurídica optante do REFIS, prévia ao ato de exclusão."

Cabe ressaltar, que a exclusão de uma empresa do refis sem a prévia notificação, causa um enorme impacto financeiro.Uma vez que, o parcelamento suspende a exigibilidade do crédito tributário e obtém-se a certidão de dívida ativa com efeitos de negativa.

  • Sobre o autorAdvogada.Especialista em Direito Tributário, Empresarial e Mercado do Carbono
  • Publicações44
  • Seguidores19
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações118
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/exclusao-do-refis-necessidade-ou-nao-de-notificacao/1109442866

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)